Foi publicado no Diário da República n.º 75/2020, Série II de 2020-04-16 no Anúncio n.º 82/2020, o Projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) da Casa de Santa de Eulália, na Rua Principal, Santa Eulália, freguesia de Pindo, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).
Prazo de pronúncia dos interessados – 30 de maio de 2020
A casa de Santa Eulália é formada por um conjunto de edificações arquitectónicas que denunciam o seu carácter agrícola original. Para além da casa de habitação dos proprietários com respectiva capela e a dos caseiros, integram a quinta um forno de pão, lagar de vinho e azeite, casa de moagem, estábulos, currais e anexos destinados a arrecadações.
De dois pisos, a casa principal destaca-se pelo brasão de armas que exibe e que se repete na fachada da capela, símbolo do prestígio dos seus proprietários. A casa, com uma varanda virada a Sul, liga-se à capela rematada por frontão triangular (em cujo tímpano se exibe o brasão referido) e marcada pela abertura do portal de verga recta encimado por cornija e nicho ladeado por volutas. No interior, destaca-se o retábulo de talha dourada e polícroma, de linguagem proto-barroca ou de estilo nacional, mas muito possivelmente modificado em época posterior.
No interior da casa principal, salientam-se quatro salas com os tectos em caixotões e uma outra com cartelas de paisagens pintadas sobre estuque.
Muito embora não haja certezas quanto às épocas de construção deste imóvel, as suas características corroboram a tradição de que foi erguida em meados do século XVIII.
(RC)
Data: 30/05/2020
Local: Penalva do Castelo
Publicação: 29-04-2020
Categorias
Notícias e Eventos