Nota Histórico-Artistica: |
O chafariz de São Marcos foi construído em finais do século XVI, numa época em que os arrabaldes da vila cresciam e havia uma necessidade de efectuar "(...) um melhor aproveitamento das nascentes de água e dos poços existentes na área." (LEITE, Ana Cristina, 1991, p. 32).
De estrutura maneirista, o chafariz é composto por um espaldar definido por duas pilastras ladeadas por volutas que assenta num tanque rectangular. Ao mesmo tempo, o programa decorativo apresenta elementos inspirados na arquitectura manuelina, uma vez que no espaldar foram gravados relevos com a representação do escudo nacional, ladeado à direita pela esfera armilar e à esquerda por flores-de-lis sob a Cruz de Cristo. Em meados do século XIX a fonte já não era utilizada para o abastecimento da população, pois "... a sua água, que sae por uma só bica, é salobra e pouco aceiada, e por isso só serve para usos muito ordinários, e para os gados beberem. Tem a nascente na encosta do Castello, d'onde corre por um canno subterraneo até ao seu destino..." (SILVA, Porfírio, 1853, p. 110).
É interessante a utilização de elementos decorativos manuelinos numa época tão tardia, o que demonstra "a sobrevivência de formulários mais antigos combinados com novas soluções" (LEITE, Ana Cristina, 1991, p. 38), no que constitui uma interpretação menos erudita e mais conservadora de novos modelos que chegavam dos centros artísticos do país.
Catarina Oliveira
IPPAR/2003
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=73970) |