Nota Histórico-Artistica: |
A capela de São Sebastião de Erada é uma construção setecentista, já referida nas Memórias Paroquiais de 1758 como ermida pertencente ao povo (FERNANDES, 2000, p. 94). Implantada num terreiro isolado próximo da igreja de São Pedro, a capela desenvolve-se em planta longitudinal com nave única, transepto largo e capela-mor mais estreita, cujos volumes são visíveis do exterior.
A fachada principal, com pilastras rematadas por pináculos nos cunhais, termina em empena e é aberta por portal de verga curva e lintel com a inscrição da data de 1761, que deverá corresponder a uma intervenção de restauro. Sobre esta, um frontão de volutas interrompido e um óculo idêntico aos que ladeiam o portal. Nos restantes alçados há a registar, apenas, a abertura de vãos de linhas rectas e a separação dos volumes através de pilastras nos cunhais, mas sem pináculos.
No interior, a nave é coberta por uma falsa abóbada de berço pintada, apresentando um coro alto assente sobre duas colunas e púlpito do lado do Evangelho, ao qual se acede por escadas paralelas ao pano murário. Flanqueiam o arco triunfal dois oratórios de talha dourada e branca. A capela-mor, profunda, exibe tecto pintado e o pano fundeiro dominado pelo retábulo de talha central enquadrado por pinturas.
(Rosário Carvalho)
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=71330) |