Nota Histórico-Artistica: |
𝗜𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹
Situada na extremidade sul da povoação de Meimoa, no concelho de Penamacor, a Casa do Comendador corresponde a um edifício habitacional de planta retangular irregular com duas fachadas viradas a diferentes arruamentos, e dividido em dois pisos.
Na fachada destaca-se a janela de moldura retangular do piso superior, cujo lintel é decorado com motivos circulares e geométricos insculpidos na pedra, ladeada por mísula com motivo zoomórfico. À direita desta ergue-se um largo varandim de ferro forjado e base de pedra, assente em cachorros, com janela de sacada. No extremo direito, no piso térreo, foi construída uma pequena escada com patamar e guarda de pedra, que dá acesso a porta do edifício contíguo, cuja tipologia das fenestrações é muito semelhante.
No interior o edifício foi dividido em dois pisos, obedecendo a um carácter funcional, que destinava os cómodos térreos aos serviços e armazéns, e as divisões do andar superior aos espaços sociais e privados.
𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮
A Casa do Comendador terá sido edificada entre os finais do século XV e os primeiros anos do século XVI. O terreno onde foi erigida constituía a comenda de Nossa Senhora da Conceição da Ordem Militar de São Bento de Avis. A habitação foi referida na Visitação da ordem de 1518, aludindo-se então à Casa do Comendador, que ao tempo era D. Jorge de Melo.
Apesar de ter sido renovada em 1987, atualmente a casa encontra-se desabitada, sofrendo alguns problemas de conservação da estrutura.
A casa do Governador está em vias de classificação.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=71618) |