Nota Histórico-Artistica: |
𝗜𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹
Localizada na Praceta da Carapeteira, no centro da cidade de Águeda, a Casa da Carapeteira é uma mansão de gosto tradicionalista projetada por Raul Lino e edificada na primeira metade do século XX.
A casa desenvolve-se numa planta retangular irregular, compartilhada em três pisos com diferentes escalas, e dividida em dois grandes volumes, diferenciados pela altura dos telhados.
A fachada principal é marcada pela escadaria dupla que permite o acesso a uma varanda alpendrada, na qual se situa a entrada principal, que percorre todo o frontispício e a fachada lateral. O piso inferior apresenta uma arcada estilizada, e o superior é constituído por mansarda com duas janelas.
O volume do lado direito imita um torreão com duas varandas alpendradas, uma em cada fachada. Todas as fachadas são marcadas pela abertura simétrica de janelas com moldura recortada.
O espaço interior mantém a tipologia habitacional, destacando-se no conjunto a grande sala de jantar, decorada com lambril e teto de madeira de castanho.
𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮
A Casa da Carapeteira foi mandada construir em 1930 pelo Capitão José Luiz Canêlhas para habitação da sua família. O projeto da imponente moradia foi desenhado pelo arquiteto Raul Lino, recriando o modelo de Casa Portuguesa que caracterizou a obra do seu autor.
O edifício destaca-se pelo cunho neo-barroco dos elementos decorativos, como as molduras recortadas das janelas, os suportes pétreos em forma de voluta que suportam as varandas alpendradas, ou os telhados e chaminés com remates retorcidos, designados popularmente por "pardaleiras".
A casa, que mantém o programa original e as funções de habitações, permanece na posse da família Canêlhas, tendo sido classificada como de interesse municipal em 2012.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=14885727) |