Nota Histórico-Artistica: |
𝗜𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹
Localizada no número 30 da Rua Tenente Resende, junto à ria de Aveiro, a Pensão Ferro foi edificada em 1909, segundo um projeto de Francisco da Silva Rocha. O prédio, que hoje alberga um restaurante no piso térreo e uma pensão nos pisos superiores, integrava originalmente a Serralharia Manuel Ferreira.
De planta retangular, que se desenvolve no sentido latitudinal, o edifício divide-se em três pisos, sendo o terceiro apenas visível da fachada posterior. Muito embora o interior do prédio se encontre descaracterizado face às sucessivas adaptações a novas funcionalidades, o exterior conserva a sua configuração original, de vincado gosto Arte Nova.
O piso térreo, em aparelho de pedra, é rasgado ao centro por uma harmoniosa composição de uma porta e duas janelas em ferro e vidro, que integram um grande arco abaulado em pedra lavrada, com elegantes relevos florais. Sobre o extradorso do arco, em cada um dos lados, foram gravados dois medalhões, onde estão epigrafadas as palavras Labor, à esquerda, e Honor, à direita.
A mesma linguagem ornamental foi utilizada nas grades de ferro que protegem as janelas e a varanda do andar superior, assente sobre balcão de pedra com cachorros florais. Este segundo registo é revestido por azulejos retangulares de cor verde, uma composição muito utilizada na decoração de edifícios de habitação no início do século XX.
O topo da fachada, que corresponde nas traseiras do prédio a uma mansarda com janela, é rematado por um pequeno frontão recortado, decorado a toda a volta com pendurados de flores.
A fachada posterior, dividida em três andares, denota uma maior simplificação a todos os níveis, encontrando-se revestida por azulejos de padrão azul e branco, de fabrico mais recente.
𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮
Data do ano de 1909 a referência de um projeto assinado por Francisco Augusto da Silva Rocha para a "casa de habitação e oficinas de serralharia" de Manuel Ferreira. O edifício, um dos muitos prédios de gosto Arte Nova edificados em Aveiro no início do século XX, é um dos melhores exemplos do trabalho desenvolvido por este arquiteto nesta cidade.
No programa o arquiteto tirou partido da utilização de dois dos materiais que mais caracterizaram a Arte Nova no nosso país - o ferro forjado e o azulejo -, em articulação com a pedra, esculpida num trabalho de grande precisão, que se verifica não apenas ao nível das molduras, mas também no desenho da própria varanda, e dos restantes elementos que definem o edifício (José Augusto França, Proposta de Classificação IPPAR: 1997).
Depois do encerramento da serralharia, o espaço foi ocupado pela Imprensa Aveirense, e atualmente o edifício alberga a Pensão/Restaurante Ferro.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=6873445) |