Nota Histórico-Artistica: |
Projectada por Ernesto Korrodi, o arquitecto suíço residente em Leiria e que tanto influenciou a arquitectura da região, a casa de Francisco Maria de Oliveira Simões é uma habitação unifamiliar de dois pisos, que se integra no gosto Arte Nova.
A fachada principal impõe-se no largo em que se insere, pela sua monumentalidade. A entrada é antecedida por escadaria paralela ao alçado, formando na zona de entrada um alpendre aberto por dupla arcaria e que corresponde, no andar superior, a um balcão. Dividido em três panos, este frontispício confere maior destaque ao central, relegando para os laterais a abertura das janelas triplas no piso térreo e duplas no superior. Este, mais destacado e revestido por azulejos em tons de verde, apenas interrompido na zona sobre a janela do balcão por um painel figurativo, contrasta vivamente com o revestimento pétreo do piso inferior.
Tal como muitos outros projectos Arte Nova em Portugal, a plasticidade do novo gosto esgota-se nos tratamentos da superfície, neste caso um pouco mais dinamizada pela escadaria e balcão. Em todo o caso, a conjugação de materiais e o desenho de muitos dos elementos contribuem para destacar este género de imóveis na paisagem nacional.
(Rosário Carvalho)
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=155647. Imagem captada em abril 2024 @Google) |