Nota Histórico-Artistica: |
«Muito embora se desconheça a data de construção deste edifício e, até à data, não tenha sido possível apurar o seu projectista, sabemos que coincide, a nível temporal, com o período em que surge a arquitectura Arte Nova na região de Aveiro. (...)
Neste caso trata-se de uma obra que, embora reveladora de grande interesse em termos estético-culturais, e onde as características estilísticas a relacionam com o estilo Arte Nova, tanto a nível arquitectónico, pelos elementos construtivos que se lhe encontram associados, como artístico, pelo admirável conjunto de motivos decorativos que lhe é inerente, não podemos contudo alhear-nos de certo espírito tendente a um "reaportuguesamento", comum às casas de Raul Lino.
O imóvel é constituído por dois corpos, articulados pelo alpendre da entrada principal, sustentado por colunas lisas; à esquerda, um mais elevado, quase semelhante a uma torre, e à direita, um mais baixo, rectangular de grandes dimensões. No pequeno varandim da zona superior do corpo mais alto, repete-se o esquema de colunas lisas, singularmente, em número de três. Apresenta a guarda rematada por elementos decorativos em ferro forjado, idênticos aos do muro que envolve o jardim e da guarda da escadaria, que termina em onduladas volutas, e que rematam ainda o enorme balcão existente na mesma fachada. Sob este último, destaca-se um outro dos elementos mais reveladores do estilo Arte Nova, um enorme arco abatido, interrompido por uma coluna lisa.
No que concerne à profusão de elementos decorativos (...) destacam-se os frisos de azulejos, (...) os pormenores decorativos em estuque branco (...) e a interessante decoração das molduras das janelas (...).»
Memória histórica do parecer do processo de classificação, Direcção Regional de Coimbra, 2002
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=12518750. Imagem captada em abril 2024 @Google) |