Nota Histórico-Artistica: |
𝗜𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹
Edificada sobre o rio Vouga, ao km 70,80 da antiga Linha Férrea do Vale do Vouga, a Ponte do Poço de São Tiago, ou do Poço de Santiago é uma estrutura de alvenaria de pedra com cerca de 165m de comprimento. O tabuleiro assenta sobre um grande arco central, com um vão de 55m que abrange toda a largura do rio, e 11 arcos de volta perfeita, de menores dimensões, que o ladeiam.
𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮
A Ponte do Poço de São Tiago foi construída entre 1912 e 1913, sendo considerada uma das mais altas pontes em alvenaria de pedra do país. A obra seria adjudicada à Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à l'Étranger. O projeto da ponte foi executado pelo engenheiro francês Sejourné, sendo a construção dirigida por François Mercier (Ribeiro: 1944, p. 746).
Originalmente, a ponte integrava a Linha Férrea do Vale do Vouga, permitindo a travessia dos comboios sobre o rio, junto à plataforma (ou estação) de Poço de Santiago, ou São Tiago, no troço que ligava Foz do Rio Mau a Ribeiradio. Com a desativação da linha férrea em 1990, a ponte deixou de servir a passagem de ferrovias.
Já no início do século XXI, a ponte foi integrada num trilho de ciclovia/caminhada, tendo-lhes sido retirados os carris para facilitar a passagem de bicicletas e peões no tabuleiro.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=155892) |