Nota Histórico-Artistica: |
Edificado em 1686, o pelourinho de Ansião deveria assinalar a doação da vila a D. Luís de Menezes, 3º Conde da Ericeira e General da Artilharia, como recompensa pelos serviços prestados na Batalha do Ameixial, no âmbito das Guerras da Restauração. A conservar a sua memória, encontra-se a lápide que se exibe na zona superior do fuste:
MERCEDE CO PARATA MERI
TIS.OB. INCLI TA
BELLO.ET.PA CE GESTA.AB
LVDVVICO.M NESIO.COMI
TE.ERICEIRAE
Originalmente, e a reforçar a importância do Conde da Ericeira, o pelourinho encontrava-se defronte da sua residência, tendo sido alterada a sua localização posteriormente.
Sobre um soco de dois degraus ergue-se um conjunto de oito esferas, alusivas às oito freguesias de Ansiães, aqui colocadas no século XIX em substituição de um dos degraus, muito deteriorado. Estas, suportam os restantes degraus, sobre os quais assenta a base, prismática, de secção decrescente, que se repete no terço inferior do fuste, separado da secção cilíndrica por um anel. Na zona superior, exibe-se a já referida lápide. O remate, de secção quadrangular, com o brasão do Conde da Ericeira, é coroado por florão de calote esférica.
(Rosário Carvalho)
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=72954. Imagem captada em abril 2024 @Google) |