Nota Histórico-Artistica: |
Constituída como couto real na segunda metade do século XII, a povoação de Louriçal foi doada por D. Afonso Henriques, em 1166, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. No final do século XVI, numa época em que a vila se encontrava em expansão, foi fundada a Irmandade da Misericórdia de Louriçal (União da Misericórdias Portuguesas, 2003). O templo da confraria terá sido edificado na mesma época, tendo a fábrica de obras ficado concluída em 1608, data inscrita no portal principal. Actualmente a sua estrutura encontra-se muito deteriorada.
A estrutura da capela é semelhante há de tantas igrejas de Misericórdia edificadas em pequenos núcleos urbanos entre a segunda metade do século XVI e meados do século XVII. De planimetria longitudinal, possui corpo de nave única, com capela-mor elevada e tribuna de mesários, que permite a ligação entre o interior do templo e a casa do despacho.
A fachada do templo apresenta ao centro portal de moldura simples, encimada por frontão de aletas que incorpora o escudo de Portugal, e ladeada por janelas de gosto barroco.
A casa do despacho, edificada ao lado do templo, possui no piso superior um balcão alpendrado assente sobre colunas toscanas, ao qual se tem acesso por escadaria.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 18 de Janeiro de 2006
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=71839. Imagem captada em abril 2024 @2024) |