Nota Histórico-Artistica: |
Não é conhecida a data da construção da Fonte do Pereiro, mas admite-se que possa remontar à época medieval e tenha origem na mina que abastecia a primitiva localidade.
A sua designação testemunha, ao que tudo indica, a primitiva designação do lugar de Maçãs de Dona Maria. Sobre este, sabe-se que o topónimo Maçãs, certamente originário do rio com o mesmo nome, era mencionado no documento de criação do Concelho de Arega, em 1201. Por outro lado, em 1257, o testamento de D. Sancho I mencionava o lugar de Perarium (Pereiro), designação que se repete no foral concedido por D. Manuel, com data de 1514, a Maçãs de Dona Maria. Conclui-se, assim, que o topónimo Pereiro se manteve até ao século XIII, aglutinando-se depois ao nome da donatária Dona Maria Pais Ribeiro, do qual resultou Maçãs de Dona Maria (Processo de Classificação, IPPAR/DRC). O primitivo Pereiro acabou por desaparecer, mantendo-se, no entanto, a sua memória na designação desta fonte.
Apesar de descaracterizada em relação à construção original, a Fonte do Pereiro é valorizada pelo testemunho histórico-artístico e sócio-económico que encerra (Processo de Classificação, IPPAR/DRC).
(RC)
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=71625) |