Nota Histórico-Artistica: |
Edificado entre o final do século XVIII e o início da centúria seguinte, este imóvel destaca-se pela fachada principal, de relativa simplicidade, onde sobressai o portal com frontão entrecortado. Este, eleva-se ao nível do piso superior, acompanhando as diversas janelas de sacada com decoração no lintel, cujo ritmo converge exactamente ao centro da frontaria, onde o frontão interrompe a regularidade dos vãos. Estamos pois, em presença de uma composição de linguagem oitocentista, que deixa antever o ecletismo que a arquitectura nacional vivia neste período (FRANÇA, 1966).
O imóvel foi adquirido pelo arquitecto leiriense Ernesto Korrodi, no início do século XX, que pretendia aí instalar a Escola Industrial Domingos Sequeira. Todavia, esta primeira adaptação não deverá ter introduzido alterações de grande significado, dado que, em 1910, o edifício foi vendido ao Dr. Correia Mateus, um advogado nascido em Condeixa que se licenciou em Direito na Universidade de Coimbra, tendo-se estabelecido em Leiria a partir de 1892, onde ocupou diversos cargos políticos e administrativos que o celebrizaram. Viveu nesta casa durante bastantes anos, tendo aí instalado também o seu escritório de advocacia. Depois da sua morte, ocorrida em 1928, uma afilhada, de nome Beatriz Machado, fundou o colégio Dr. Correia Mateus, que funcionou na antiga residência do advogado, então totalmente adaptada e remodelada de forma a receber os seus novos habitantes.
Actualmente, o Colégio existe, mas noutro espaço, mais de acordo com as exigências do ensino contemporâneo, reafirmando a importância de durante muitos anos ter sido o único estabelecimento da região com Curso Complementar Liceal.
(Rosário Carvalho)
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=73321) |