Nota Histórico-Artistica: |
Integrada num largo de reduzidas dimensões, esta casa salienta-se no contexto urbano da Batalha pelas suas fachadas de linguagem barroca. Embora distante dos imponentes solares setecentistas, o edifício de Horácio dos Santos Monteiro não deixa de impor à paisagem o seu carácter cenográfico, ainda que em escala bastante reduzida.
Muito provavelmente construída no decorrer do século XVIII, a habitação, de cariz solarengo, desenvolve-se a partir de uma planta simples, rectangular, que articula a cave com um único piso. Todo o conjunto parece inscrever-se no seio de uma moldura de granito, definida por fortes cunhais e pela sanca, que percorre todo o perímetro da casa.
Uma pequena escadaria permite o acesso ao portal principal, que se situa ao nível das janelas laterais. Todos os vãos revelam um tratamento cuidado das molduras e aventais, rectilíneos na fachada principal e de desenho mais movimentado na lateral. Nesta última, a janela de sacada, ao centro, destaca-se das restantes, o que confere unidade formal à composição de ambas as fachadas.
(Rosário Carvalho)
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=73467. Imagem captada em abril de 2024 @Google) |