Nota Histórico-Artistica: |
Situada junto ao Rossio de Viseu, a antiga casa do Conselheiro Afonso de Melo destaca-se não apenas pelo eclectismo do final do século XIX que caracteriza o exterior do edifício, mas também por conservar a memória das reuniões de âmbito político e cultural que aí ocorriam gravitando em torno da figura do Conselheiro. Edificada no último quartel do século XIX, a Casa conheceu diversos proprietários tendo chegando à posse do Conselheiro Afonso de Melo por herança da sua mulher, Paulina de Araújo Coelho de Campos e Melo, no início do século XX, época que correspondeu à reconstrução do imóvel, com a configuração que ainda hoje conhecemos.
Depois de sucessivas ocupações que deterioraram fortemente o interior da casa, a última das quais um supermercado no piso térreo com armazenamento nos superiores, o imóvel foi adquirido pelo Grupo BCP, constituindo na actualidade uma das sucursais do Millenniumbcp em Viseu.
O projecto de recuperação e adaptação do imóvel, que data de 1989 e foi desenhado pelo arquitecto João Paulo Farinha, manteve a fachada, com o seu forte eixo central, mas apenas pôde conservar do interior a sala de música e de reuniões.
A fachada principal desenvolve-se em dois pisos separados por dupla cornija, a que acresce as mansardas. O corpo central, revestido por cantara, destaca-se dos laterais também pela monumentalidade dos vãos: duas janelas enquadram o portal no piso térreo, correspondendo-lhes três janelas de sacada no andar nobre. A mansarda é formada por vão central de aletas e volutas com remate em frontão semicircular. Os panos laterais são abertos por uma janela em cada piso e, do lado direito, o quarto corpo caracteriza-se pelo arco abatido de acesso às traseiras do imóvel, sobrepujado por três janelas maineladas.
(Rosário Carvalho)
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=71643) |