Nota Histórico-Artistica: |
Imóvel:
Localizada a Norte da cidade de Viseu, na margem direita do rio Paiva, a designada "Casa da Ribeira" corresponde antes a um complexo edificado de grandes dimensões formado por vários edifícios.
Ocupando um espaço que se prolonga desde o rio até ao largo onde se situa a igreja setecentista de Nossa Senhora da Conceição da Ribeira, este conjunto destaca-se, desde logo, pelos seus paramentos de pedra à vista, vãos retangulares e ritmados, bem como por um conjunto de interessantes chaminés em alvenaria pintada de branco e com arcos em tijolo.
A totalidade dos edifícios que formam a "Casa da Ribeira" apresentam dois pisos sendo que, originalmente, seriam usados como espaços para moagem de cereais, indústria de curtumes e armazenamento de produtos, usos diretamente relacionados com a presença do rio destacando-se, a Este, um grande açude que servia para canalizar a água para os moinhos.
História:
Em 1976 a Câmara Municipal de Viseu adquire a Casa da Ribeira no entanto, apenas nos anos 80 é que o conjunto será adaptado a novas funções, conforme projeto do arquiteto Fernando Teixeira Gordo. Desde o início a autarquia procurou fazer deste local um espaço de promoção e sensibilização do artesanato da região organizando, igualmente, diversas mostras e exposições que remetem para o património e História da cidade de Viseu e do seu território.
Maria Ramalho/DGPC/2020.
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=15401527) |