Nota Histórico-Artistica: |
O edifício setecentista onde se encontra instalado o museu municipal de Vouzela corresponde ao antigo Tribunal Judicial e Cadeia. Objecto de obras de beneficiação na década de 1980, este imóvel recebeu, então, o Museu, a Biblioteca e o Porto de Turismo, conservando, na actualidade, apenas o primeiro serviço. Em 1995 a Biblioteca foi transferida para os Paços do Concelho e já em 2004 (confirmar) o Posto de Turismo ocupou parte do antigo mercado.
A existência do museu de Vouzela remonta a 1963, tendo sido inaugurado a 31 de Agosto desse mesmo ano, na Casa dos Távoras. O seu espólio, constituído em grande parte por doações, não cessou de aumentar reclamando um outro espaço mais adequado, o que veio a acontecer, como referimos, na década de 1980. Para esta crescente importância do museu muito contribuiu a sua municipalização, ocorrida a 1 de Abril de 1976, passando então a Câmara a deter a responsabilidade sobre este equipamento.
A antiga cadeia é um edifício de planta irregular, com uma longa fachada ritmada pela abertura simétrica de vãos nos dois pisos em que se desenvolve. Os vãos são em arco abatido e as janelas exibem avental e remate recortado. Ao centro, a porta principal, de arco conopial, é coroada por duas pedras de armas alusivas à sua função primeira - as armas de Lafões e o escudo real -, sobrepujada por um nicho . A entrada principal permite o acesso ao hall do piso térreo e à sala de exposições temporárias que lhe corresponde, à direita. Uma escadaria conduz ao piso superior, onde se expõem as colecções de etnografia e de arqueologia, reservando-se a outra sala às exposições permanentes.
(Rosário Carvalho)
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=72166. Imagem captada em abril 2024 @Google) |