Nota Histórico-Artistica: |
Imóvel:
Localizada entre o Largo do Forno e a Rua Pedro Álvares Cabral, em Mangualde, a Casa de São Cosmado é um imóvel de planta retangular, precedida por pátio delimitado por muro de pedra. De fundação quinhentista, a casa foi objeto de obras de renovação, mantendo-se a divisão original em dois pisos.
A entrada para o pátio, na fachada oeste do muro, é feita por portal retangular, aberto à esquerda, delimitado por pilares de fuste liso, em moldura recortada, e rematado por arquitrave. À direita rasga-se uma janela de arco rebaixado.
A fachada principal exibe ao centro uma escada, que permite o acesso ao alpendre do piso superior, apoiado em colunas toscanas e delimitada por dois grandes pilares. Ao centro encontra-se a porta principal da casa.
A fachada lateral, que abre diretamente para a rua, exibe no piso térreo uma porta de entrada, rasgada ao centro, de moldura retangular, e no piso superior rasgam-se duas janelas de peito.
História:
Segundo a tradição, a Casa de São Cosmado terá pertencido à família de Pedro Álvares Cabral, que foi alcaide-mor de Mangualde, antiga Azurara da Beira, embora não existam provas documentais que o confirmem. O edifício foi construído possivelmente no início do século XVI, tendo sofrido significativas alterações na centúria de Seiscentos.
Nos finais do século XX a casa apresentava sinais de evidente ruína, pelo que em 2000 foi iniciado o processo de reforma da habitação, concluído alguns anos depois.
O imóvel está classificado como de interesse municipal desde 1986.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=71025) |