Nota Histórico-Artistica: |
A imponente casa, de traça solarenga, foi edificada no século XVIII. De planta retangular, divide-se em três registos, com o piso térreo reservado às divisões de arrumos de material agrícola e à adega. Uma escadaria de pedra dupla, com alpendre, dá acesso à entrada principal, situada no piso superior. A fachada é ritmada pela disposição de janelas nos dois pisos, de moldura retangular no térreo, e de arco abatido no andar nobre.
Contrariamente ao que é habitual na arquitetura solarenga, a capela foi edificada ao lado da casa, apresentando um modelo tardio de gosto maneirista. O portal é rematado por frontão triangular, semelhante ao grande frontão que coroa a estrutura da fachada. O interior, um espaço único coberto por teto de caixotões, alberga um retábulo-mor de talha dourada e policromada, com decoração vegetalista. No nicho central, uma composição em esculturas de vulto representa a Sagrada Família, ladeada por um conjunto de quatro pinturas em tábua.
Todo o conjunto é envolvido por um amplo jardim, onde foi edificado um fontanário de gosto barroco, com bica central, ladeada por colunas e rematada por imponente frontão onde se ostenta o brasão da família.
Catarina Oliveira
DIDA/ IGESPAR, I.P./ Dezembro de 2010
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=72104) |