Nota Histórico-Artistica: |
𝗜𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹
Implantada no centro de uma grande propriedade, situada entre a Rua Dr. Almeida e a Travessa do Viriato, na extremidade sueste da cidade de Mangualde, a Quinta de Alpoim, também conhecida por Vila Maria Luísa, é um imóvel habitacional de gosto revivalista, com projeto da autoria de Raul Lino. A casa está rodeada por amplo jardim com muro e portão de acesso. A característica principal do imóvel será o tratamento cuidado de todas as fachadas, como se cada uma delas fosse a principal.
Desenvolvendo-se numa planta retangular, a vila é composta por diferentes volumes, com a casa como polo central, à qual se agregam diversos alpendres e um corpo secundário.
O desenho do edifício apresenta um gosto quase romântico e intimista, possivelmente inspirado na envolvente próxima, que se assemelha a um bosque.
Dividida em três pisos, a vila possui um sótão com mansardas, com janelas de peito, de moldura retilínea, e janelas de sacada de moldura em arco rasgadas em todas as fachadas. Originalmente, a casa teria um pequeno torreão central, que entretanto foi demolido. O espaço interior possui divisões pequenas, demonstrando a preocupação que o seu arquiteto tinha com a rentabilização do mesmo, onde não deveria existir "desperdício nem de material nem de espaço utilizável" (Lino: 1992, p. 12).
𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮
A casa da Quinta de Alpoim, conhecida como Vila Maria Luísa, foi desenhada por Raul Lino em 1921, para o Dr. César de Sousa Mendes (Espólio Raul Lino, Biblioteca de Arte Gulbenkian, cota RL 107). A edificação terá decorrido nos anos seguintes.
A casa e a respetiva quinta foram classificadas em 2013 como de interesse municipal.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018 |