Nota Histórico-Artistica: |
O arqueosítio do "Penedo dos Mouros" destaca-se de modo relativamente isolado no meio de uma vinha, em ambiente rural, nas proximidades da localidade de S. Miguel do Outeiro.
Possivelmente datado da Idade do Ferro desta região do actual território português, o sítio é constituído por um penedo granítico de consideráveis dimensões, ao qual foi adossada lateralmente uma escadaria afeiçoada na mesma matéria prima que conduz a um pequeno patamar, através do qual se acedia originalmente ao topo do monólito. No patamar, propriamente dito, foram erguidos dois pequenos muros em alvenaria formando degraus que o ligam ao cimo do penedo, onde se ergue uma pequena edificação. De planta e duas entradas rectangulares, a estrutura relembra um templo (ou altar?), com cobertura granítica de duas águas e rematada por dois frontões triangulares.
A historiografia arqueológica parece não ter chegado ainda a um consenso sobre a origem e funcionalidade desta estrutura, em grande medida pelo facto de não se encontrar aparentemente relacionada com outras evidências materiais identificadas até ao momento nas imediações.
[AMartins]
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=73154) |