Nota Histórico-Artistica: |
𝗜𝗺𝗼́𝘃𝗲𝗹
Situado no centro da cidade de Tondela, o edifício do Novo Ciclo é um antigo colégio que atualmente alberga a ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela, funcionando como polo cultural da cidade.
O edifício desenvolve-se numa planta em U dividida por dois pisos, cujas fachadas principal e laterais são marcadas pelo ritmo simétrico da abertura de janelas de moldura retangular em pedra em ambos os andares. O frontispício exibe, no pano central, a porta principal, com arco de volta perfeita, encimada por varanda com guarda de ferro, com três janelas de sacada. O conjunto remata-se com um pequeno frontão triangular, com painel de azulejos onde foi pintada a imagem da Virgem.
𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮
O edifício do Novo Ciclo foi mandado construir na década de 40 do século XX, para que aí fosse instalado o Colégio de Santa Maria, um estabelecimento de ensino exclusivamente feminino. Cerca de vinte anos depois, na década de 70, o colégio foi extinto, passando a funcionar neste espaço a Escola Preparatória de Tondela.
Em 1991 a ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela propôs à Câmara Municipal de Tondela, proprietária do edifício, que a estrutura fosse remodelada e recuperada, visando a instalação de um espaço cultural destinado a toda a região, designado Novo Ciclo. Iniciou-se então o projeto de recuperação, numa parceria entre a associação e a autarquia.
A primeira fase das obras seria concluída em 1999, data em que a ACERT e a companhia de teatro Trigo Limpo ocuparam a nova ala da estrutura.
No primeiro trimestre de 2008 foi terminada a segunda fase das obras de recuperação e adaptação, e no mês de Abril do mesmo ano inaugurou-se a Ala A do Novo Ciclo, um espaço de gestão municipal que funciona como Centro de Recursos Culturais e Desenvolvimento Regional Tondelense.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=12506436) |