Nota Histórico-Artistica: |
Edificada cerca de 1750, a Casa do Terreiro é um imponente edifício senhorial de traça solarenga, uma "casa comprida" que se desenvolve longitudinalmente. O edifício é protegido por muro com grande portal de pedra que dá acesso, lateralmente, ao terreiro que precede a habitação.
Precedida por escadas, a fachada principal apresenta linhas depuradas, marcada pela disposição regular de portas, no piso térreo, e janelas de sacada com guarda de ferro no andar nobre.
Adossada à casa encontra-se a capela, dedicada a Nossa Senhora do Pé da Cruz e edificada em 1741, que conforme se indica numa inscrição colocada no interior, é uma reconstrução do templo primitivo, fundado em 1661. Destaca-se como elemento decorativo da fachada o janelão de gosto barroco e o brasão de armas da família proprietário, doado por D. José em 1751. O interior, com coro alto que permite o acesso ao interior da casa, apresenta um retábulo de talha dourada e policroma que alberga ao centro uma pintura em tábua com as representações de São Pedro e São João.
Evidencia-se ainda o espólio de arte sacra da Casa do Terreiro, integrado por uma Pietá do século XVIII, as esculturas de Nossa Senhora da Conceição e de Santo António, e o Cristo crucificado com Nossa Senhora no pé da cruz, que deu origem à designação da capela.
Actualmente a Casa do Terreiro funciona como unidade de turismo de habitação.
Catarina Oliveira
DIDA/ IGESPAR, I. P./ Julho de 2011
(Info/imagem disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=15155371) |