Nota Histórico-Artistica: |
Implantado no Largo General José de Tavares, a Casa desta importante família de Nelas caracteriza-se pela depuração dos seus alçados. Admite-se que a sua edificação possa remontar ao século XVI, uma vez que subsistem vários elementos deste período. Foi certamente objecto de reformas na centúria seguinte. A capela ostentava a data de 1638 mas foi destruída para dar lugar à igreja paroquial, por sua vez também demolida na década de 1970.
Já no decorrer do século XIX os proprietários edificaram a ala Sul e executaram várias alterações. Por sua vez, o jardim foi cortado em 1859 pela Estrada Nacional.
A casa apresenta planta em L, com fachada principal seccionada por pilastras que definem o corpo ao qual se adossa a escadaria de lanços convergentes que termina na porta principal, ao nível do andar nobre; um outro corpo aberto por duas janelas de sacada e um outro ainda marcado pelo portal neo-manuelino de acesso ao jardim, com vão de verga recta e arco polilobado, sobrepujado pelo brasão de armas dos Tavares (Processo de Classificação, IPPAR/DRC).
Nas restantes fachadas, os acessos ao piso nobre são efectuados através de escadarias, destacando-se ainda, na fachada posterior, uma varanda alpendrada, actualmente fechada, que assenta sobre colunata. No interior, ganham especial interesse os tectos de masseira e alguns painéis de azulejo barrocos e rococós. (RC)
(Info disponível em https://servicos.dgpc.gov.pt/pesquisapatrimonioimovel/detalhes.php?code=71515) |