Dados da Peça | |
Designação/Título: | SEM TÍTULO |
Autor: | Fernando Conduto |
Morada: | A1, Área de Serviço de Mealhada / Cantanhede, sentido Norte/ Sul |
Freguesia: | União de Freguesias da Mealhada Ventosa do Bairro e Antes |
Concelho: | Mealhada |
Coordenadas GPS: | 40.333330,-8.493356 |
Data de Inauguração: | 2000 |
Promotor: | Brisa – Auto-Estradas de Portugal |
Materiais da Peça: | Aço corten |
Dimensões/Medidas: | 750 cm x 400 cm x 150 cm |
Descrição/Tema: | A escultura que se encontra no sentido Norte/Sul é constituída por uma coluna imponente a qual por sua vez tem no seu cume três lâminas de aço corten conexas. As peças interagem, cruzam-se, integram-se numa ideia de vias, caminhos, dentro de uma leitura individual numa abrangência minimalista que é própria do percurso artístico do escultor. Reduzida às suas linhas essenciais e com recurso explícito ao rigor geométrico mecânico proporcionado pela tecnologia industrial, Fernando Conduto desenvolveu uma linguagem puramente abstracta, objectiva e anónima, livre de qualquer referência supérflua ou gesto expressivo. O peso do metal converte-se num valor explícito, tanto quanto a instabilidade do seu equilíbrio, a leveza do seu desenho ou a densidade sugerida pela sua massa. |
Historial: | Em 4 de Junho de 1992 o protocolo celebrado com a Secretaria de Estado da Cultura veio consagrar o papel relevante da Brisa como mecenas das artes e da cultura. O acordo afirmado foi mais longe incluindo a intenção de desenvolver manifestações de âmbito artístico e cultural. Deste modo as estações de serviço constituindo-se como zonas de lazer poderiam igualmente servir como espaços privilegiados de divulgação e promoção quer das regiões servidas pelas auto-estradas quer da própria cultura e arte portuguesa. O princípio estabelecido foi lançado nos cadernos de encargos dos concursos de construção, equipamento e exploração de áreas de serviço que a Brisa resolveu subconcessionar. A solução encontrada para atingir os objetivos propostos recaiu sobre a escultura, ou painéis cerâmicos, mas cuja escala e tridimensionalidade fosse suscetível de fixar a atenção dos observadores em movimento que viajam e param nas estações de serviço. |
Bibliografia: | OLIVEIRA, Paulo; HALL, Aline Gallash; GONÇALVES, Maria José, Arte nas Auto-Estradas, Brisa, Lisboa, 2001. PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa. Lisboa, 2005. |
Ano Registo Fotográfico: | 2010 |
Fotografo: | DRCC |