ANTÓNIO AMARGO. QUEM?
Conheça o livro que reúne textos de António Amargo e ilustrações de 4 artistas contemporâneos
Apresentação da obra 17 de fevereiro, 18 horas, Quartel da Imagem, Figueira da Foz.
António Amargo, pseudónimo de António Correia Pinto de Almeida, foi jornalista, escritor e poeta da Figueira da Foz.
Foi diretor, editor e redator do jornal Gazeta da Figueira. Em Lisboa foi redator da Imprensa da Manhã e trabalhou no jornal A Capital. Foi colaborador do jornal humorístico e estival “Palhinhas”, que surgiu em 1915, na Figueira da Foz.
Em 2021, a FLAGRANTETÍTULO – associação cultural, com sede na Figueira da Foz, propôs-se dar a conhecer os textos deste autor e sublinhar a importância do trabalho de António Amargo no exercício de liberdade e cidadania, assim como a sua intervenção pública enquanto jornalista local e nacional.
No contexto artístico nacional, António Amargo gizou publicações com outros companheiros, nomeadamente com António Mariano da Cunha Goulart (que assinava como António Doce), nos seus Sonetos Minero-Metálicos. Estes Sonetos são uma obra de referência do futurismo português. Também escreveu letras para Alfredo Marceneiro, entre outros fadistas, sendo autor da letra “Há fado na mouraria”.
A obra ANTÓNIO AMARGO – QUEM?, da Xerefé Edições, tem coordenação de Ana Biscaia, ilustração de André Ruivo, Marta Madureira e Rita Carvalho e design gráfico de Joana Monteiro.
A edição da obra conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito da candidatura submetida pela FLAGRANTETÍTULO – associação cultural ao Programa de Apoio à Ação Cultural, no ano de 2021.
Data: 17/02/2022
Local: Quartel da Imagem | Figueira da Foz
Publicação: 08-02-2022
Notícias e Eventos