Caminho Português de Santiago Central - Região Centro certificado

Voltar

Caminho Português de Santiago Central - Região Centro certificado como itinerário do Caminho de Santiago

 

O Caminho Português de Santiago Central - Região Centro foi certificado em Portaria n.º 216/2023, de 19 de julho – emitida em conjunto pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida, e pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro.

Proposto pela Turismo Centro de Portugal e pelos municípios abrangidos, o itinerário tem uma extensão de 191,6 km, e atravessa 12 municípios da região: de sul para norte, Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Ansião, Penela, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda e Albergaria-a-Velha. O Caminho Central continua depois para norte, até terminar em Santiago de Compostela.

Para um itinerário ser certificado, além de outros requisitos, deve comprovar o uso consistente do itinerário de peregrinação através de fontes históricas, vestígios materiais ou tradição documentalmente registada. De acordo com o parecer da Comissão de Certificação do Caminho de Santiago, o itinerário do Caminho Português de Santiago Central – Região Centro apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação adequados aos peregrinos.

A Portaria reconhece ainda como tendo elevado valor patrimonial os troços do itinerário entre Atalaia e Asseiceira; Casal do Pote/Casal das Bernardas e Tomar; Rabaçal e Conímbriga e o circuito urbano de Coimbra.

Nos termos do Decreto-lei n.º 51/2019, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 17/2021, a Direção-Geral do Património Cultural coordena a instrução e análise dos pedidos de certificação dos itinerários do Caminho de Santiago em Portugal

Data: 19/07/2023

Local:

Publicação: 21-07-2023

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque