DRCC CONCLUI EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO DO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE MACEIRA DÃO E ENTREGA OBRA
A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) finalizou a empreitada de requalificação da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, tendo procedido à entrega da obra, concluindo desta forma mais uma candidatura ao Programa Operacional CENTRO 2020.
O Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, localizado em Fornos de Maceira Dão, município de Mangualde, foi classificado como Monumento Nacional em 2002. O estado de degradação e o risco de perda deste monumento levou a DRCC, juntamente com os proprietários do imóvel, a submeter uma candidatura ao Programa Operacional do CENTRO – Centro 2020.
A candidatura foi aprovada considerando um valor total de 500.000,00€, com um apoio de 425.000,00€, sendo a contrapartida nacional assumida pelos proprietários.
A reabilitação do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão integrou o conjunto de 7 candidaturas que a DRCC viu aprovadas no contexto do Programa Operacional Regional do CENTRO – Centro 2020, com um investimento total de aproximadamente 4 milhões de euros.
A reabilitação e estabilização do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão garantiu as condições de segurança necessárias à visitação do monumento. O projeto desenvolvido partiu da necessidade de suster a ruína, centrando-se na igreja que foi alvo de uma intervenção estrutural com substituição do revestimento em telha e respetiva estrutura de suporte, ações de conservação e restauro de elementos pétreos, recuperação e consolidação de alvenarias e abóbadas e instalação de caixilharias. Foram ainda consideradas ações de travamento estrutural no tardoz da capela-mor.
Esta operação permitirá a concretização de dois objetivos estratégicos: a interpretação cultural, histórica e arquitetónica do lugar através da criação de uma exposição de longa duração, em organização, e a inserção deste monumento nos roteiros culturais nacionais e internacionais, nomeadamente nos circuitos de visita associados à Ordem de Cister.
Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão
A fundação do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão está atribuída a D. Soeiro Teodoniz, dentro da Regra Beneditina. Crê-se que o cenóbio foi instalado no ano de 1168. A partir de 1188 adota a Regra de Cister, sob dependência dos abades de Alcobaça. Coevo à fundação da nacionalidade, foi desde logo beneficiado e privilegiado por D. Afonso Henriques. Dos primórdios da fundação há ainda visível o volume constituído pela torre do século XII. A partir do século XVII são realizadas profundas alterações com a construção do claustro e da fachada, conforme se constata pela epígrafe 1613 exibida na portaria. Desta época, datam o claustro, a sala do capítulo, o refeitório, a cozinha, a adega e outras dependências, ficando as celas situadas no piso superior, bem como o quarto do Dom Abade, a biblioteca e a enfermaria. A igreja de nave elíptica data da década de 1740, tendo ficado concluída em 1779. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o mosteiro foi abandonado e o seu património móvel e integrado disperso.
Data:
Local: Maceira Dão
Publicação: 07-11-2023
Notícias e Eventos