Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão reabre após obras de reabilitação
A Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, Monumento Nacional, reabriu após um período de obras de reabilitação e estabilização. Esta empreitada, promovida pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), rondou um investimento superior a 660 mil euros, dos quais 460 mil provenientes de fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020, 94.080,00€ pela família proprietária do mosteiro e cerca de 125.000,00 assumidos pelo orçamento da DRCC.
Os esforços para garantir a preservação deste património concentraram-se na igreja, com intervenções estruturais vitais, como a substituição do revestimento em telha e a sua estrutura de suporte. Além de ações de conservação e restauro em elementos pétreos, recuperação e consolidação de alvenarias, bem como, a instalação de caixilharias.
Seria esta a obra desejável? A Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes responde "a ambição da equipa da Direção Regional de Cultura do Centro leva-nos a querer, sempre, fazer mais e fazer melhor no interesse específico da salvaguarda do património cultural da nossa região", no entanto, atendendo ao contexto financeiro esta foi apenas a obra possível e que "permitiu, ainda assim, reverter o significativo estado de degradação da Igreja, situação que a prazo, como poderemos imaginar, colocaria em causa a manutenção e salvaguarda deste imóvel".
A sua reabertura marca um novo capítulo para este magnífico Monumento Nacional, evitando a sua deterioração contínua e garantindo a sua integridade para as gerações futuras.
Fotografias: Município de Mangualde
Data: 16/12/2023 a 16/12/2023
Local: Santa Maria de Maceira Dão (Mangualde)
Publicação: 20-12-2023
Notícias e Eventos